domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bahia de Encantos, terra de minha infância.

Bahia de Todos os Santos e Encantos, Bahia de Aromas, Temperos e Fé.
Puxa, como essa terra é maravilhosa gente. Morei por muitos anos em Salvador e me considero um pouco baiana. Não passei ilesa por aquela terra abençoada. Ainda bem!  Lá, ainda tenho grandes amigas.  Amigas de infância e adolescência,daquelas que por mais que os anos passem e a distância física exista, estão ali! Prontas e de coração aberto para me abraçar, acolher e festejar!



Foi lá que me alfabetizei, me catequizei, tive uma vida deliciosa de frente pro mar, com direito a praia diariamente, onde obviamente me encontrei como uma foliã inveterada (rs)...afinal o carnaval de Salvador é um fenômemo que não tem descrição. É melhor que qualquer terapia intensiva, é mais revigorante que todos tratamentos em Spa que já tenhamos feito, é simplesmente imperdível.
Se não foi ainda, vá. Não deixe de incluir isso em seu curriculum da vida...Claro que sei que existem pessoas que odeiam a multidão, a aglomeração, o calor ...mas te digo, vale a pena, e na hora que você está lá , nenhum desconforto parece tão incômodo em comparação a beleza e alegria que se sente indo atrás de um trio elétrico! Hoje em dia, você pode optar por ir em camarotes que tem todo o conforto, ou ir em um do blocos, basta se programar e comprar com antecedência.
Além desse momento mágico que está acima do bem e do mal, que é o carnaval, a cidade de Salvador é um destino de férias e tanto!! 
Vá e se possível se deixe levar pelo ritmo daquele povo feliz, risonho e anfitrião por natureza. Existem diversos tipos de hotéis que vão dos mais carinhos aos bem em conta, te aconselho a ficar em frente, ou bem próximo a uma das praias, pode ser do Porto da Barra ( prainha mansa, sem ondas e pequenina, geralmente frequentada pelos moradores desse bairro), pode ser em Ondina (onde se encontram alguns bons hotéis), assim como pode ser  no Rio Vermelho, onde você pode sair a pé e comer uma das melhores acarajés da Bahia, o de Cira (isso mesmo, "de' Cira... é assim que é lá).
No Rio Vermelho tem o Hotel Pestana, que é um de meus prediletos - www.pestana.com/Hotel-Salvador.

Essa mesma rede de hotéis, que é portuguesa e é ótima, tem um dos hotéis históricos mais lindos que já fui. O Convento do Carmo. Se não puder se hospedar, visite.
Vá ao Pelourinho e ande pelas ruinhas estreitas cheias de histórias e lojas. Visite a Igreja de São Francisco que é lindissima. Lá mesmo, no Pelourinho coma em um dos restaurantes da Dadá( uma das melhores chefs da Bahia, e uma figura incomparável).

Não deixe de jeito nehum de ir ao Mercado Modelo (típico mercadão onde se encontram as famosas rendas, artigos de couro, berimbaus, e muito mais), termine esse programa comendo lá mesmo, na parte de cima você pode sentar e comer uma moqueca de peixe,  camarão, ou siri mole...de chorar de boa. Você estará na cidade baixa, isso mesmo, a cidade se divide em cidade alta e baixa... e o Elevador Lacerda te leva pra cima e pra baixo.

Uma dica que é bem local é tomar o Sorvete da Ribeira ( é o nome do bairro e da sorveteria) ...prove os sabores da terra: tapioca, umbu, graviola..e tantos outros que só de lembrar me enchem a boca de água.

Alugue um carro e vá a Praia do Forte, aliás vá cedinho pela Linha verde, e pare em praias paradisíacas ao longo dessa estrada que segue pro Norte saindo de Salvador, tem Arembepe, tem  Imbassaí, Costa do Sauípe,Praia do Forte..e vai adiante. Se possivel fique uns dias por essa área, cheia de coqueiros, manguezais, areias brancas e mar sem fim... uma beleza sem tamanho.

Bom, depois de tudo isso pegue seu avião e planeje sua volta! Pois com certeza vai querer voltar, voltar..e voltar..

São os orixás que lhe jogam seus encantos e nunca mais você será  o mesmo.