segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A Importância do nosso ritual de café da manhã para o bem estar, em 5 etapas fáceis

Pois é! Então é isso: O ano já tá agitado e lá vamos nós! A rotina está voltando ao normal e lá vem aquela sensação de não ter tempo para nada, de estar "correndo atrás e nunca chegar ao fim", vai dando uma aflição imensa, e a tendência imediata é de jogar todas as resoluções saudáveis pro alto, né não?! Afinal falta tempo para tudo ...Todos somo assim , é normal... mas temos que nos equilibrar, respirar  devagar e reorganizar a mente. Uma das maneiras de nos mantermos focados e alinhados com nosso bem estar é o Ritual do Café da Manhã... SIM!! Esse momento em que acordamos e nos damos conta que lá vem mais um dia atribulado pela frente, já começamos na correria, na maior parte das vezes atrasados e ansiosos..nesse minuto pare, respire profundamente e inicie tudo de novo.
Vou contar aqui o que faço e que comprovadamente dá certo, claro que cada um tem seu jeito e ritmo, ache o seu, mas de preferência faça com calma - e para isso acorde 30 minutos antes do que programa...vale a pena. Garanto!

1. Alongue -se ao acordar! Deixe o corpo entender que você está levantando. Assim você já vai "mandando a mensagem" às células de seu corpo de que daqui uns minutos você entrará em movimento.

2. Tome um copo grande de água com limão espremido, isso "limpa" o organismo, hidrata e prepara seu corpo para o dia!  O limão é rico em vitamina C e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

3. Prepare com carinho e capricho a mesa e o seu café da manhã  (para você e para os seus familiares obviamente) - Dica: eu já deixo na noite anterior a mesa com a toalha e os talheres postos, e tudo que vou usar mais à mão. Isso já facilita um monte, às vezes já até deixo na geladeira o potinho com 200 ml de leite vegetal ou iogurte sem lactose misturado com duas colheres rasas de aveia - que vai ser a base do que vou comer com as frutas picadinhas em cima.
Faça de seu café da manhã o inicio lindo de seu dia, com astral e com positividade, tanto no humor como na estética...uma mesa bonita, colorida, e bem organizadinha muda nosso espírito! Parece que o gosto da comida muda..... e muda mesmo! Fzendo uma comparação para entenderem o que eu quero dizer: Quando você bebe um espumante no copo de plástico ele não tem o mesmo gosto que na "flute" linda..tem?! É o mesmo princípio...ok?

4. Não grite, não esbraveje, e sim fale com calma e doçura e distribua sorrisos ...qual o sentido de já iniciar seu dia com as pessoas que mais ama e todos berrando, grunhindo,  o mal humor reinando?? Isso altera totalmente nosso dia, pois altera nosso "mind set" ou seja nossa mente se prepara para uma "guerra" , e daí por diante tudo vira mesmo uma "guerra". Poxa... não ...isso não faz nada bem. Vira esse jogo, tá contigo a bola! Só você prórpio é que permite ou não que essas alterações ocorram e te impactem. Mesmo que alguém esteja mal, retribua com calma e carinho, aposto quanto quiserem que a pessoa vai mudar em minutos, ou no mínimo vai se calar. E seu dia vai iniciar Bem!

5. Coma com consciência. Faça de seu café da manhã o inicio de um dia saudável e leve. Evite industrializados, açucares, farinhas brancas . Coma com racionalidade. Monte seu cardápio colorido e leve. mas não esqueça de comer e de ter os grupos necessários ao sem bem estar incluídos - proteína, carboidratos e vitaminas.

Tenho certeza que se tentar, vai ser diferente seu dia! Se dê essa experiência/chance...teste e me fale! Comece amanhã cedo!


Receita do dia -  Café da manhã-  **Mingau com maçã e geleia de frutas vermelhas** 


Mingau:
200 ml de leite vegetal ( aveia, coco, arroz ou amêndoa)
2 colheres de aveia
1 maça cortadinha em pedaços pequenininhos ( eu prefiro sem casca, mas pode ser com casca, que aliás tem mais nutrientes ainda)

Coloca os ingredientes no fogo médio e mexe até ficar na consistência de mingau

Montagem:

Num copo transparente ou numa bowl, coloque primeiro uma camada fina de geleia de frutas vermelhas - eu uso sem açucar, depois cubra com o mingau e termine com chia, canela e dois damascos.
Lindo e gostoso como um abraço apertado de mãe! BONJOUR!!